Ônibus na região do Niagara

DSCN0373

Ônibus cheio indo para o Niagara College. É sério.

Para quem vem do Brasil, especificamente de alguma cidade desorganizada, o “choque” de usar o transporte público e confiar nele é muito gritante, já que nós temos o costume de comprar carros para termos engarrafamentos mais confortáveis, em condições menos animalescas. No post comentarei sobre as principais diferenças e como os estudantes usam o sistema de ônibus.

Os ônibus e os motoristas

Os ônibus são de modelos bem diferentes em design e espaçamento/alocação dos assentos e tal. Quase todos os ônibus que peguei são preparados para receber deficientes físicos, carrinhos de bebê e coisas do tipo. Todos os ônibus contam com sistemas de ar-condicionado e aquecedores, variando de acordo com as estações e necessidades da população, claro.

Uma coisa interessantíssima. Os motoristas são educados. E não é educação do responder um “obrigado” ou “bom dia”, mas no trânsito em geral. Se eu ouvi buzinas de ônibus, aqui, foram em 2~3x a fim de evitar alguma colisão. No mais, a galera dirige direitinho, sem amontoar gentes nos ônibus, sem fazer curvas bruscas ou arrancar com os passageiros se acomodando no carro. É incrível andar em um ônibus sem me sentir um saco de batatas. Ah, é seguro andar (e usar) computadores e smartphones neles, também.

Algo extremamente relevante é que o ônibus conta com um sistema que eu não sei explicar a magia por trás, mas que a cada lugar que ele passa se tem um aviso sonoro ditando o local e o nome DSCN0138aparece nos paineis que ficam na frente do ônibus. Se se perder já era difícil, piora mais ainda com isso.

u-Pass

Para começar, não existe isso de meia entrada ou entrada gratuita para estudante. A tarifa é de CAD$ 2,75 para estudantes. Ponto. Mas estudante, em sua grande maioria, não tem dinheiro e isso é em qualquer lugar do mundo! Logo, qual a alternativa? O u-Pass. Não sei qual a história dele, como ele funciona em outros estados, mas aqui, para os alunos da Brock University e do Niagara College que tem ele, é uma mão na roda incrível. Você paga $73.00 por período e pode pegar quantos ônibus você quiser nos 4 sistemas (St. Catharines, Niagara Falls, Niagara Region e Welland). Legal? Sim, mas calma que “piora”. Vocês não viram os valores finais. Vamos supor que eu não tivesse comprado o u-Pass por revolta contra o sistema. Pego 4 ônibus por dia = 11 rainhas. Em um mês, 220 doletas. 4 meses = 880 Harpers. Agora sim fica muito legal! E ainda posso ir pro Niagara Falls direto, só dar a carteirada.

Ônibus para o Niagara College e para a Brock University

Busufba, eh?

Busufba, eh?

Existem acordos, sei lá o que, que fazem com que tenhamos linhas para o NC e para a Brock a partir de uns pontos específicos, sendo o mais importante o Downtown Bus Terminal. Temos ônibus em horários compatíveis para nossas aulas (os ônibus ou chegam 15 min. antes dos horários de aula ou no horário específico) e que respeitam o aluno/passageiro em situações adversas. Por exemplo, ontem o ônibus que levava ao Campus do Niagara-On-The-Lake ficou “cheio” e o motorista não pode levar o excedente. Foi embora, mas chamou outro ônibus. O excedente era de exatas 7 pessoas e o motorista do outro ônibus ainda pediu desculpas pelo ocorrido!

Horários

Todos os ônibus seguem os seus horários e itinerários. Pontualmente.

Chequem o http://www.yourbus.com, que é o site da comissão de trânsito de St. Catharines e vejam por si mesmos.

Terminando, uma foto da janela do ônibus, tirada ontem, mostrando o Welland Canal congelado.

DSCN0448

Anúncios

Um comentário sobre “Ônibus na região do Niagara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s